Mais de 80 mil pessoas participaram na missa celebrada pelo Papa ao ar livre, no canteiro naval de ancona, no mar adriático, onde teve lugar o 25º congresso eucarí­stico italiano. Estavam presentes operários no desemprego técnico há quatro meses
Mais de 80 mil pessoas participaram na missa celebrada pelo Papa ao ar livre, no canteiro naval de ancona, no mar adriático, onde teve lugar o 25º congresso eucarí­stico italiano. Estavam presentes operários no desemprego técnico há quatro mesesTendo viajado de helicóptero, a partir da sua residência de Verão, em Castel Gandolfo, para o porto de ancona, domingo, 11 de Setembro, Bento XVI sublinhou que a força do poder e da economia não são suficientes para o homem. Ele “cai, com frequência, na ilusão de poder «transformar pedras em pão, disse o Papa na sua homilia. algumas ideologias tentam organizar a sociedade com a força do poder e da economia, lamentou o Papa, para quem o objectivo de assegurar a todos desenvolvimento, bem-estar material e paz, com a abstracção de Deus, leva a dar aos homens pedras em vez de pão.

No final da missa, em que estiveram numerosos políticos, o presidente do estaleiro Fincantieri, fechado desde Maio, deu a boa notícia de que este vai reabrir a partir do mês de Outubro próximo, devido à encomenda de dois navios. Bento XVI, almoçou com um grupo de operários desempregados e com grupos de pobres assistidos pela Cáritas. além de delegados sindicais do Fincantieri e outros empregados da região, participaram no almoço trabalhadores precários da função pública. a Igreja está muito próxima do mundo do trabalho, não se esqueçam nunca”, lembrou-lhes o Papa.

Religioso ou não, a sua [do Papa] presença para nós é muito importante porque ela serve para atrair os projectores, para que não se esqueçam do drama de tantas famílias, comentou um desempregado do estaleiro naval. Bento XVI dedicou o resto do tempo da sua visita à família, dirigindo-se a casais e padres, na catedral de ancona, e a 500 jovens noivos, antes de regressar a Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.