as instituições de caridade são «uma responsabilidade cristã, mas também social», afirmou o cardeal patriarca de Lisboa na bênção e inauguração do Centro comunitário paroquial de Carcavelos
as instituições de caridade são «uma responsabilidade cristã, mas também social», afirmou o cardeal patriarca de Lisboa na bênção e inauguração do Centro comunitário paroquial de Carcavelos« a Igreja está na cidade, não pensem que vou governar uma Igreja escondida na sacristia. a Igreja é uma componente da sociedade, faz parte da cidade dos Homens, garante José Policarpo. Na cerimónia, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defendeu que a Igreja tem um «contributo específico a dar e que é importante, adianta a Lusa.

O cardeal manifestou ainda o seu agrado por a sociedade portuguesa «sem renunciar à sua laicidade, à pluralidade das pessoas que a compõe, aceitam o principio de cooperação, ou seja aceita [a Igreja] na cidade. José Policarpo sublinha ainda que a sociedade considera a Igreja como «parte importante da qualidade da cidade dos homens.

Presente na cerimónia, o ministro da Solidariedade e da Segurança Social defendeu que deve existir uma relação «de confiança, parceria e subsidiariedade e que não seja de desconfiança, tutela ou centralismo. Pedro Mota Soares considera que é necessário reforçar a cooperação entre Estado e instituições já que estas são as primeiras a dar respostas efectivas aos pedidos de ajuda social.

Para o responsável da pasta da Solidariedade e Segurança Social, este tempo de crise não permite «estar a duplicar respostas, temos que maximizar as capacidades instaladas. E o governo pretende aumentar a capacidade das creches, num total de 20 mil vagas. Em breve, também os lares deverão aumentar o número de vagas.

O novo Centro Comunitário Paroquial de Carcavelos custou 2. 3 milhões de euros, dos quais 1. 3 milhões comparticipados pela Câmara de Cascais. Entre as valências destaca-se uma creche, um berçário, um serviço de refeições, apoio a toxicodependentes e sem abrigo, ateliês diversificados, um gabinete de inserção social e várias actividades para seniores.