Comissões europeias de Justiça e Paz reúnem-se na albânia de 16 a 20 Setembro. Em cima mesa o tema: “as relações inter-religiosas e interculturais – oportunidades e desafios para a nossa solidariedade. Um contributo albanês para a construção da Europa”
Comissões europeias de Justiça e Paz reúnem-se na albânia de 16 a 20 Setembro. Em cima mesa o tema: “as relações inter-religiosas e interculturais – oportunidades e desafios para a nossa solidariedade. Um contributo albanês para a construção da Europa”Os representantes das 30 comissões nacionais de Justiça e Paz do continente europeu, reúnem-se na albânia para o encontro de estudo e para a assembleia-geral. Serão hóspedes do arcebispo de Tirana, Rrok Mirdita, e o arcebispo de Shkodre, angelo Massafra. a conferência das comissões de europeias de Justiça e Paz é uma rede que abrange 30 comissões nacionais reconhecidas pelas próprias conferências episcopais, com secretaria sediada, actualmente, em Paris.

a albânia é um país onde diversas religiões convivem em harmonia e recíproca compreensão, assim como mútuo respeito. Depois do período de domínio comunista, quando todas as religiões eram proibidas, hoje o estado reconhece cinco comunidades religiosas, refere a agência Fides: muçulmanos, ortodoxos, católicos e protestantes. as relações entre todos são abertas e respeitosas, mostrando que se pode viver e trabalhar juntos e em paz.

O modelo da albânia pode constituir um válido contributo para a construção da Europa. Para analisar e aprofundar esta expressão concreta de diálogo e de cooperação entre religiões e fés diferentes, os representantes das comissões de Justiça e Paz terão ocasião de encontrar-se com várias comunidades religiosas em diversas cidades albanesas.com os representantes destas comunidades, as experiências serão postas em comum e analisadas durante uma mesa redonda numa discussão final.