Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da Consolata, promove curso-livre «Da pintura antiga – Como se fazia». Metade das vagas já estão ocupadas
Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da Consolata, promove curso-livre «Da pintura antiga – Como se fazia». Metade das vagas já estão ocupadasOrientado pelo historiador de arte Pedro Redol, este curso propõe uma abordagem da pintura antiga (medieval e moderna) centrada na produção da obra, momento privilegiado para o entendimento do processo criativo. Irá decorrer às terças-feiras de 11 de Outubro a 15 de Novembro, das 18h30 às 20h.
«Pretende-se proporcionar aos participantes um contacto próximo com as fontes histórico-artísticas – a começar pela própria obra de arte -, bem como com os métodos utilizados na sua crítica, não esquecendo os métodos Círculo de exame e análise de pinturas, explica o director do Museu de arte Sacra e Etnologia. No programa desta formação «a literatura artística relacionada, em particular receituários e tratados, será explorada a par e passo, acrescenta Gonçalo Cardoso.

O curso deverá funcionar como «laboratório em que cada participante experimente «a ferramenta necessária ao processo crítico de construção do conhecimento em história da arte, aplicando-a, tanto quanto possível, a peças do próprio Museu. a data limite para a inscrição é 4 de Outubro, existindo um número máximo de 30 vagas. as inscrições podem ser efectuadas online através do blogue do museu ou pelo e-mail.