Classificada como monumento nacional teve a sua origem como igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio da Companhia de Jesus
Classificada como monumento nacional teve a sua origem como igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio da Companhia de Jesus«apesar da sua importância histórica e artística, de grande relevância no contexto patrimonial nacional, são parcos os estudos integrados, que valorizem e coloquem à disposição do público, um conhecimento abrangente deste monumento, adianta a diocese de Santarém. Por isso, aos três séculos da edificação do edifício vão ser assinalados com um programa de comemorações.

Um colóquio, a 12 de Novembro, marca o início do ciclo comemorativo. O bispo auxiliar de Lisboa, Carlos azevedo, será o orador da conferência inaugural que analisará a « Dimensão teologia da catedral. Durante os trabalhos será ainda analisada a questão histórica e a arquitectura do edifício. a participação de Santarém no projecto «Rota das catedrais será tema de uma intervenção e o colóquio termina com um concerto de órgão na Sé.

O habitual concerto à padroeira a 8 de Dezembro, faz parte deste ciclo comemorativo que se estenderá pelo ano de 2012, englobando um conjunto de cinco visitas guiadas temáticas à Sé. Este programa de comemorações está a cargo da ciclo Comissão diocesana para os bens culturais da Igreja. Para inscrições e informações do colóquio ver cartaz com programa.