“alfabetização pela Paz” é o tema da 18º Jornada Mundial de alfabetização, promovida pela UNESCO, que se celebra a 8 de Setembro. a organização da ONU para a educação, ciência e cultura lembra o estado da aprendizagem dos adultos a nível global
“alfabetização pela Paz” é o tema da 18º Jornada Mundial de alfabetização, promovida pela UNESCO, que se celebra a 8 de Setembro. a organização da ONU para a educação, ciência e cultura lembra o estado da aprendizagem dos adultos a nível globalapesar do notável e diversificado empenho, a alfabetização continua a ser um objectivo ainda não conseguido: no mundo cerca de 793 milhões de adultos – um em cada seis – não estão ainda alfabetizados, recorda a UNESCO. Mais ainda: 67,4 milhões de crianças estão excluídas da escola e muitos mais frequentam-na de modo irregular ou experimentam o fenómeno do abandono.

Para promover a alfabetização, a UNESCO atribui todos os anos prémios a projectos válidos e inovativos na matéria. Inspirando-se ao tema da jornada de 2011, os prémios são dedicados, este ano, à relação entre a alfabetização e a construção da paz, focando-se sobre a igualdade de género. Durante a cerimónia que, hoje, terá lugar em Nova Deli, Índia, será entregue um prémio de 20 mil dólares e uma medalha a vários projectos em curso no Burundi, México, Estados Unidos e República Democrática do Congo. Uma menção honrosa será atribuída a dois projectos promovidos no Paquistão e nas Filipinas.