Papa retoma tema da oração, durante a audiência geral desta manhã, já na Praça de São Pedro, no Vaticano
Papa retoma tema da oração, durante a audiência geral desta manhã, já na Praça de São Pedro, no VaticanoBento XVI inaugurou uma série de catequeses dedicadas aos Salmos, e entre os 150, escolheu começar com o Salmo 3, «uma súplica cheia de confiança e consolação. O Papa assinalou que «no perigo, no sofrimento, na amargura, as palavras deste Salmo abrem o coração à certeza reconfortante da fé.

E mesmo «quem pensava que já estava perdido, pode levantar a cabeça, porque o Senhor o salva, assinalou. aos milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro, o Pontífice lembrou, a partir do salmista, que «Deus está sempre perto, mesmo nos períodos negros da vida. Mas «é preciso saber reconhecer a sua presença e aceitar os seus caminhos pois Ele manifesta-se «mesmo quando parece, aos olhos dos ímpios, que Deus não interveio, reforçou.

Em português, aos peregrinos presentes, expressou o desejo que «este Salmo três vos sirva de portal na vossa peregrinação a Roma: da infinidade de coisas – tantas vezes duras – da vida, aprendei a elevar o coração até ao Pai do Céu, repousando no seio da sua infinita bondade, e vereis que as dores e aflições da vida vos farão menos mal.

a Bíblia contém 150 salmos, que foram compostos ao longo de muitos séculos, sendo possível que alguns deles tenham sido redigidos pouco antes do início do Novo Testamento, conjunto de livros escritos após a morte e ressurreição de Cristo. Estes poemas religiosos podem ser de louvor, súplica, penitência ou confiança, e ainda individuais ou colectivos, reais ou didácticos.