Cresce o número de vítimas mortais entre mulheres seropositivas. Desde 1990, na África do Sul, a taxa de mortalidade materna quadruplicou. Controlos pré-natais inadequados, negligência e discriminação são as principais causas
Cresce o número de vítimas mortais entre mulheres seropositivas. Desde 1990, na África do Sul, a taxa de mortalidade materna quadruplicou. Controlos pré-natais inadequados, negligência e discriminação são as principais causasEnquanto que na África subsariana a taxa de mortalidade materna diminuiu de um quarto, no mesmo período, na África do Sul, o número de mortes maternas passou de 150, em 1990, para 625, em 2010, em 100 mil nados vivos. a organização de direitos humanos, Human Rights Watch, afirma que o vírus HIV é a causa principal que agrava este fenómeno. Um estudo sobre a saúde materna na África do Sul fala de mulheres que chegam ao hospital com dores de parto e são reenviadas para casa sem sequer serem vistas pelo médico; cita casos de enfermeiros que as ignoram ou deixam à espera durante horas e horas ou até dias inteiros; narra casos de mulheres maltratadas física ou verbalmente pelo pessoal hospitalar; outras são obrigadas a mudar a roupa da cama sozinhas ou a carregar com os filhos, através das secções do hospital, não obstante se encontrem ainda fragilizadas devido ao parto.

São também referidos casos de mulheres provenientes de outros países africanos que são discriminadas, refere a agência Fides. Para as autoridades sanitárias locais, o mau funcionamento depende prevalentemente da situação do pessoal, que está sobrecarregado de trabalho e é mal pago, sentindo-se desmoralizado. além disso, as políticas de compra de medicamentos, que monopolizaram o controlo dos fármacos, privaram os hospitais da possibilidade de administrar os chamados salva-vidas. Faltam informações actuais sobre as taxas de mortalidade, uma vez que, desde 2003, não foi realizado mais nenhum inquérito demográfico.

Estas lacunas são explicadas com a falta de verbas e devido aos custos elevados que acarretam, se bem que haja países com muito menos recursos, que têm estatísticas mais actualizadas. Embora a causa principal do elevado número de mortes maternas seja o HIV, o departamento nacional da Saúde não se debruça de maneira adequada sobre a pandemia. Por exemplo, as mulheres, em geral, não sabem onde devem dirigir-se para se submeterem aos controlos pré-natais, uma vez que as clínicas estão sobrecarregadas de doentes.