Pela primeira vez, em 52 anos de governo comunista, milhares de cubanos puderam participar na romaria de homenagem à Virgem da Caridade do Cobre, a santa padroeira de Cuba
Pela primeira vez, em 52 anos de governo comunista, milhares de cubanos puderam participar na romaria de homenagem à Virgem da Caridade do Cobre, a santa padroeira de Cubaautorizadas pelo governo de Havana, as celebrações iniciaram em agosto, em Santiago de Cuba, a 970 quilómetros a leste da capital, e concluir-se-ão em 30 de Dezembro em Havana. Terminadas as celebrações a imagem da Virgem da Caridade regressará ao seu santuário, na povoação de El Cobre. a única peregrinação ocorreu em 1951-52, durante os festejos do cinquentenário da República, sob a liderança do arcebispo de Santiago de Cuba, Enrique Pérez Serantes, o bispo que intercedeu para salvar Fidel Castro e outros rebeldes do frustrado ataque ao quartel Moncada, em 1953, primeira acção armada da revolução. a imagem da Virgem mulata apareceu, segundo a lenda, em 1612, a três pescadores da baía de Nipe, na ilha. Em Cuba, 15 por cento dos 11,2 milhões de habitantes praticam uma religião definida; 15 por cento declaram-se ateus e os demais professam um sincretismo religioso resultante de uma mistura de cristianismo com cultos de origem africana.

Chegou o momento de nossa arquidiocese de Havana preparar-se para receber a Virgem da Caridade. É um momento de alegria, porque nos traz saúde e esperança, disse o cardeal Jaime Ortega aos fiéis reunidos à entrada da aldeia de Madruga, a 65 quilómetros a leste de Havana, comovido com a chegada da padroeira. O arcebispo de Havana elogiou as mudanças empreendidas pelo governo de Raúl Castro e o clima de diálogo que permitiu a romaria, pedindo aos cubanos que abram os seus corações para receber a mensagem de paz, fraternidade e reconciliação. Referindo-se ao diálogo, que começou em 2010 com o presidente Raúl Castro, e que teve como principal fruto a libertação de 130 presos políticos, o cardeal afirmou: Isto faz parte do novo ambiente de mudança que há em Cuba e que esperamos e pedimos à Virgem da Caridade que continue.