arcebispado de Havana informou que o governo cubano negou à Igreja Católica ter qualquer envolvimento na repressão de que dizem ser vítimas dissidentes políticos
arcebispado de Havana informou que o governo cubano negou à Igreja Católica ter qualquer envolvimento na repressão de que dizem ser vítimas dissidentes políticosEm comunicado, o porta-voz do arcebispado, Orlando Márquez, refere que o governo de Raúl Castro comunicou à Igreja [católica] que nenhum centro de decisão nacional deu ordem de agressão a estas pessoas. Diversos opositores políticos, em particular o movimento Damas de Branco, que congrega mulheres e familiares de ex-prisioneiros, denunciaram recentemente uma campanha de perseguição policial, nomeadamente na província de Santiago de Cuba, refere a agência Lusa.

Na quarta-feira passada, as dirigentes da associação, que foi distinguida com o Prémio Sakharov 2005 do Parlamento Europeu, reuniram-se com responsáveis do arcebispado e pediram a sua intervenção. a violência de todo o tipo, aplicada a pessoas sem defesa, não tem qualquer justificação, assinala o comunicado da Igreja Católica, que mediou a libertação de mais de uma centena de presos políticos.