a legislação internacional reconhece-lhes o direito à terra e o de viverem conforme a sua cultura, mas não deixam de ser vítimas de invasões. O contacto com pessoas externas à comunidade pode ser fatal
a legislação internacional reconhece-lhes o direito à terra e o de viverem conforme a sua cultura, mas não deixam de ser vítimas de invasões. O contacto com pessoas externas à comunidade pode ser fatalNa amazónia do Peru vivem grupos de índios isolados que propositadamente se recusam a ter qualquer contacto com o mundo exterior, isto é com o resto da sociedade. Os trabalhadores das petrolíferas e os lenhadores que invadem as suas terras são uma ameaça real para os indígenas pois podem transmitir-lhes doenças para as quais não têm imunidade. Um simples contacto com alguém de fora das comunidades pode dizimar um grupo inteiro. Se as invasões continuarem, as comunidades não vão sobreviver, alerta a Survival.

a organização para a defesa dos direitos indígenas estima que sejam cerca de 15 os grupos de índios isolados a viver no Peru. Habitam no centro da floresta, sendo que a legislação internacional reconhece-lhes o direito à terra e o de viverem conforme a sua cultura. Contudo, as normas não são respeitadas nem pelo governo nem pelas empresas que invadem as suas terras. Os índios, que já foram vítimas no passado de actos de extrema violência, reagem por vezes com agressividade a qualquer tentativa de aproximação.