Fiéis e amigos da comunidade religiosa fundada por Santa Beatriz partilharam a alegria dos 500 anos da regra da Ordem da Imaculada Conceição
Fiéis e amigos da comunidade religiosa fundada por Santa Beatriz partilharam a alegria dos 500 anos da regra da Ordem da Imaculada Conceição a Ordem da Imaculada Conceição foi fundada há 500 anos por Santa Beatriz da Silva. a solenidade, a 1 de Setembro, foi assinalada com uma Eucaristia presidida pelo bispo de Viseu. a celebração dos 500 anos terá um outro momento solene a 17 de Setembro, adianta a diocese.

Na homilia, Ilídio Leandro assinalou que «mesmo num mosteiro e numa clausura, somos agentes da implantação do reino de Deus e da transformação do mundo. aos fiéis, o prelado lembrou que «tudo passa e só Deus permanece – eis o segredo para que qualquer vocação se torne caminho de santidade, pessoal e comunitária e de acção para a transformação e a salvação do mundo.

Santa Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior e iniciou em Toledo, no ano 1489, uma Ordem feminina, em honra da Imaculada Conceição de Maria. a Regra para esta Ordem foi aprovada em 17 de Setembro de 1511, por bula do Papa Júlio II. Em 1970, a Ordem da Imaculada Conceição, estabeleceu-se na diocese de Viseu, para uma localidade em Tondela. Há uma nova mudança e a 24 de Setembro de 1988, inauguram o novo convento no bairro do Viso.

a Ordem da Imaculada Conceição é de cariz contemplativo. Conta com 148 mosteiros dispersos pela Europa, Ásia e américa, 74 dos quais em Espanha. Em Portugal, além do de Viseu, há outro em Campo Maior. De 14 a 16 de Outubro, realiza-se um congresso internacional, em Fátima, dedicado à Ordem da Imaculada Conceição.