Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comprometeu-se, hoje, 5 de Setembro, durante uma visita às ilhas do Pacífico, ameaçadas pelo aumento do nível do mar, a prosseguir os esforços para obter “verdadeiros resultados” contra o aquecimento global
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comprometeu-se, hoje, 5 de Setembro, durante uma visita às ilhas do Pacífico, ameaçadas pelo aumento do nível do mar, a prosseguir os esforços para obter “verdadeiros resultados” contra o aquecimento globalVou ser o porta-voz das vossas preocupações ante o mundo, na assembleia Geral das Nações Unidas, e nas negociações sobre as mudanças climáticas em Durban, no fim do ano, prometeu Ban Ki-moon, na presença do presidente de Kiribati, anote Tong. Prosseguirei os meus esforços até que obtenhamos verdadeiros resultados, garantiu o secretário-geral, antes de chamar linha da frente contra o aquecimento global o Pacífico e as suas muitas ilhas, ameaçadas pela elevação dos oceanos. apesar de escutar as promessas de Ban Ki-moon, o presidente anote Tong considerou altamente improvável, a curto prazo, qualquer progresso significativo nas negociações sobre as mudanças climáticas.

a Conferência de Durban, de 28 de Novembro a 9 de Dezembro, representa a última oportunidade para a comunidade internacional ampliar o protocolo de Kyoto, que expira em 2012. O protocolo é o único instrumento legal que obriga os países ricos a reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Mas os Estados Unidos, Rússia, Japão e Canadá já anteciparam que, em Durban, rejeitarão qualquer acordo que seja vinculativo.