São já conhecidos os dez finalistas ao Prémio Manuel antónio da Mota. Há instituições e autarquias
São já conhecidos os dez finalistas ao Prémio Manuel antónio da Mota. Há instituições e autarquias«O interesse suscitado por esta iniciativa está bem patente através das inúmeras candidaturas recebidas, provenientes de instituições de todo o território nacional. Mas o comité de selecção já escolheu as 10 instituições finalistas. Seguir-se-á a avaliação das candidaturas por parte do júri de selecção.

as instituições escolhidas para a fase final são: aCREDITaR – associação de Pais e amigos de Crianças com Cancro; aJD – associação Juvenil de Deão; associação de Voluntariado em Saúde de Touça; aTLaS – associação de Cooperação para o Desenvolvimento; Câmara Municipal de albergaria-a-Velha; Comunidade Vida e Paz; Fundação Eugénio de almeida; LEQUE – associação de Pais e amigos de Crianças com Necessidades Especiais; Santa Casa da Misericórdia de almada e Vida Norte – associação de Promoção e Defesa da Vida e da Família.

Para a escolha da candidatura vencedora haverá a apreciação das actividades e projectos concorrentes. Esta acção está integrada no conjunto de reportagens que a TSF-Rádio Notícias irá realizar com cada uma das instituições finalistas. O anúncio da candidatura vencedora terá lugar na conferência “Portugal Voluntário” a realizar em Dezembro.

O Prémio Manuel antónio da Mota, instituído pela Fundação Manuel antónio da Mota, vai premiar na sua 2a edição as organizações promotoras de voluntariado que se distingam no desenvolvimento de actividades e projectos inseridas em programas de voluntariado de relevante interesse social e comunitário, neste ano europeu do Voluntariado. Em 2010 premiou Instituições Particulares de Solidariedade Social que se distinguiram no combate à pobreza e à exclusão social.

2011 é o ano Europeu do Voluntariado sob o lema «Sê voluntário, faz a diferença. Em Portugal há mais de um milhão de pessoas envolvidas em voluntariado nos domínios da acção, reinserção e solidariedade sociais, saúde, educação, emprego e formação profissional, ciência e cultura, defesa do património, do ambiente e do consumidor, protecção civil, entre outras actividades de interesse social e comunitário. Na Europa há 94 milhões de voluntários.