Primeiro encontro entre o governo de Evo Morales e as etnias bolivianas que se opõem à construção de uma estrada que atravessará um parque nacional terminou, após três dias, sem resultados. indígenas retomarão a marcha rumo a La Paz
Primeiro encontro entre o governo de Evo Morales e as etnias bolivianas que se opõem à construção de uma estrada que atravessará um parque nacional terminou, após três dias, sem resultados. indígenas retomarão a marcha rumo a La PazOs povos indígenas exigem mais do que propõem os quatro ministros que Evo Morales designou para parar a manifestação dos grupos étnicos, uma marcha entre a amazónia e La Paz. O governo está disponível para elaborar, com os indígenas, uma alternativa que não afecte o Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (TIPNIS). ao mesmo tempo mostra-se disposto a consultar os indígenas, de acordo com a lei, revela a agência EFE. O presidente do TIPNIS, Fernando Vargas, confirmou que as etnias estão de acordo com as propostas, mas exigem uma lei que as garanta.

Se eles propõem uma alternativa que não afecte o TIPNIS, deve ser mediante lei. Só assim pode ser garantida a proposta, porque os convénios não são cumpridos, afirmou o dirigente, acrescentando que a marcha será retomada nesta terça-feira, 6 de Setembro. Os indígenas desconfiam do governo, porque Evo Morales e outras autoridades afirmaram nos últimos dias que o traçado da estrada deve forçosamente atravessar o parque, justificando que não existe outra alternativa.

a marcha dos indígenas partiu a 15 de agosto da cidade amazónica de Trinidad, nordeste da Bolívia, e chegou na quinta-feira à povoação de San Borja, após percorrer cerca de 230 dos mais de 500 km que pretende cobrir até La Paz. as etnias e grupos ambientalistas temem que a estrada cause danos ambientais ao TIPNIS e promova a invasão de produtores de folha de coca.