a Igreja tem um «papel vigilante» a desempenhar na sociedade, defendeu o cardeal patriarca de Lisboa
a Igreja tem um «papel vigilante» a desempenhar na sociedade, defendeu o cardeal patriarca de Lisboa«Não estamos num tempo em que seja muito fácil estar atento aos valores e aos desvios, afirmou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Nesse papel de «vigilante, inclui-se nalguns casos a «denúncia, isto «se for caso disso, disse ainda durante a homilia da Eucaristia que precedeu a inauguração do novo edifício do Centro comunitário paroquial de Famões, Odivelas.

Para o cardeal de Lisboa, isto «não significa que (a Igreja) se esteja a imiscuir na política, disse falando para uma assembleia onde se encontravam figuras políticas, como o ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares. E continuou: «Que a Igreja não hesite em avisar e indicar caminhos.

O Centro comunitário paroquial de Famões foi construído ao abrigo do Programa de alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PaRES), com a colaboração da autarquia de Odivelas e deverá acolher 90 crianças e 60 idosos. José Policarpo destacou ainda a colaboração entre Estado, autarquias e Igreja em projectos como este. O novo centro irá dispor de uma creche, um centro de dia, actividades de tempos livres e pré-escolar para crianças.