China seria um caso de sucesso na luta contra a pobreza em alimentar 1,3 bilião, não foram os escândalos de alimentos falsificados. a grande fome matou mais de 25 milhões de pessoas no decorrer do projecto maoí­sta do Grande Salto Para a Frente (1958-1960)
China seria um caso de sucesso na luta contra a pobreza em alimentar 1,3 bilião, não foram os escândalos de alimentos falsificados. a grande fome matou mais de 25 milhões de pessoas no decorrer do projecto maoí­sta do Grande Salto Para a Frente (1958-1960)Desde a contaminação com ovos de larvas, como no caso da água mineral Nongfu, passando pela produção, envolvendo aditivos químicos nocivos, como a melanina no leite em pó, o bórax na carne de porco; o formol nas massas, até aos alimentos falsificados, criados artificialmente, como no caso do ovo de galinha, o tofu e o leite de soja, são casos tão graves que colocam a segurança alimentar no centro da discussão do crescimento do gigante asiático. as raízes do problema estão na separação da vigilância entre diferentes instâncias, nas falhas no fluxo de informação entre governos locais e autoridades centrais, na necessidade de arrecadação de tributos pelos governos provinciais e numa imensa mão-de-obra que precisa de ser absorvida pelo mercado, escreve a jornalista Fernanda Moreno, a partir de Pequim.

Em Maio deste ano, agricultores do leste da China viram as melancias das suas plantações explodirem, uma a uma. Especialistas em agricultura, mobilizados pelo governo local para estudar o problema, disseram não haver motivo aparente para explicar o caso. Mas a televisão estatal ligou o caso à pulverização excessiva com químicos que promovem o crescimento da fruta. a contaminação da carne de porco com o anabolizante clenbuterol, usado na alimentação dos animais para a produção de carne magra, levou à prisão de cinco funcionários e líderes da Henan Shuanghui Investment & Development, a maior indústria de carne suína do país. a China é o maior criador e consumidor de carne de porco, representada por 36,9 milhões de toneladas/ano, sendo 90 por centro da produção realizada por matadouros de pequeno e médio porte, de acordo com o Ministério da agricultura chinês.

Mais de 80 por cento da produção de alimentos na China é realizada na zona rural do país. Os alimentos falsificados são, em geral, consumidos por populações de localidades diferentes do local da produção, dificultando o acesso dos órgãos responsáveis aos culpados, sempre que um escândalo por intoxicação surge.com medo da censura e das penalidades aplicadas pelos governos locais, histórias de alimentos falsificados são quase sempre reveladas pelos meios de comunicação de outras províncias, que recebem as dicas de jornalistas locais. Em 2003, a televisão estatal iniciou o programa Relatório Semanal de Qualidade, com informações das cidades e províncias chinesas referentes à qualidade de produtos e alimentos na China. Em dois meses, o semanário se tornou o programa com maior audiência do país.