a Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México está a investigar casos de venda de raparigas menores na comunidade indígena Mixteca, no estado mexicano de Oaxaca. Uma tradição que continua viva e leva os pais a renunciarem aos seus filhos
a Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México está a investigar casos de venda de raparigas menores na comunidade indígena Mixteca, no estado mexicano de Oaxaca. Uma tradição que continua viva e leva os pais a renunciarem aos seus filhosalegadamente, a comunidade mantém o costume «ancestral dos pais venderem as filhas com idades compreendidas entre os 11 e 15 anos. «Os pais têm encontrado maneiras de negociar para que dêem as suas filhas em troca de dinheiro, seja para um futuro marido ou para famílias que as levam para outras cidades para ajudar nas tarefas domésticas, adianta a comissão, segundo a agência ansa. as menores são trocadas por dinheiro, animais, feijão ou milho. ao vendê-las, os pais renunciam a todos direitos que detêm sobre elas.
a Comissão explica que respeita os povos e as comunidades indígenas «sempre e quando não vá contra o estabelecido na Constituição em relação aos direitos humanos. Mantendo o respeito pelos usos e costumes, é preciso assegurar a defesa dos direitos humanos das mulheres indígenas, nomeadamente o respeito pela sua dignidade, cultura e liberdade, defende o órgão, segundo a mesma fonte.