Bispo do Porto pede ao governo que seja «claro» a esclarecer medidas de austeridade que têm sido anunciadas e que estão a entrar em vigor
Bispo do Porto pede ao governo que seja «claro» a esclarecer medidas de austeridade que têm sido anunciadas e que estão a entrar em vigor«Sejam, o mais possível, claros, objectivos e solidários, apela Manuel Clemente. «acredito que [a clareza] é possível, embora não seja fácil. Eu sou há muitos anos professor e, portanto, estou habituado nas matérias que lecciono a traduzir de uma maneira entendível pelos alunos ou pelos auditórios aquilo que quero explicar, afirmou o prelado.

O Prémio Pessoa de 2009 confessou ter dificuldades em entender à primeira algumas explicações acerca de medidas financeiras dado que «requer muito conhecimento técnico, requer muita precisão financeira e económica que o comum das pessoas não tem. O também presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais salientou também, à Lusa, que «estas questões são técnicas, são financeiras, têm muitas interligações também com a vida internacional, não são nada fáceis de explicar.

Manuel Clemente manifestou «alguma apreensão em relação às medidas anunciadas recentemente sobre aumentos de impostos e cortes na despesa, porque «trazem mais rigor e mais dificuldades, devendo ser compensadas com um «reforço da solidariedade. Para o prelado «é necessário rigor, esclarecimento, para que não haja dúvidas e que os cidadãos tenham «possibilidades de ajuizar o que está realmente em causa pois «as pessoas são, basicamente, inteligentes e que, se forem informadas, são capazes de entender.