a pergunta é feita por um grupo de amigos de José Cordeiro, nomeado bispo de Bragança-Miranda, que tomará posse em 02 de Outubro. O convite para o evento surpreende pela sã ousadia e pelo meio utilizado: o Facebook
a pergunta é feita por um grupo de amigos de José Cordeiro, nomeado bispo de Bragança-Miranda, que tomará posse em 02 de Outubro. O convite para o evento surpreende pela sã ousadia e pelo meio utilizado: o FacebookJosé Cordeiro, de 44 anos, é o mais jovem bispo nomeado por Bento XVI para Portugal. Estava colocado no Colégio Pontifício de Roma, onde exercia como reitor. Numa entrevista recente confessou que gostava de cinema, fotografia e futebol, sendo este um dos seus passatempos preferidos. Esta empatia com o desporto levou os amigos do novo bispo de Bragança a desafiar os possíveis candidatos a partilhar essa experiência com o bispo e segundo parece os interessados já são suficientes para formar várias equipas.

O jogo, que ainda não tem data definida, deverá ter lugar depois da tomada de posse, em meados de Outubro, no pavilhão Municipal de Bragança de acordo com as previsões do organizador. São as novas tecnologias a funcionar como meio de evangelização, é o aproveitar das novas vias para a dinamização da palavra de Cristo nos tempos de hoje.

Pela via do desporto, especialmente o futebol, muitos sacerdotes têm conseguido chegar junto das pessoas, principalmente os mais jovens. Há casos em que foram os padres a apoiar e dinamizar a formação de clubes para captar a atenção da população. O caso do clube de Fátima é um exemplo que ainda perdura e que foi formado com essa finalidade: “Ocupar validamente os tempos da população, especialmente os dos jovens, e criar condições para o crescimento da fraternidade entre todos”, são palavras do fundador, padre Manuel antónio Henriques, já falecido. O actual presidente do clube, padre antónio Pereira, é outro exemplo, foi o primeiro jogador-padre em Portugal a ser federado para competir oficialmente pelo Paroquial de Fátima.

a Igreja tem necessidade de se adaptar, cada vez mais, às novas tecnologias, sem perder a sua identidade enquanto instituição e portadora da mensagem cristã. a sociedade, que evolui diariamente, assim o exige e temos que compreender a procura de valorização do ser humano no aspecto cultural, desportivo ou qualquer outro, e através dessas vertentes levar-lhes a mensagem do amor.

O futebol, apesar do seu aproveitamento económico, continua a ser uma área (e uma prática) quase universal, que exerce enorme atracção sobre a população em geral e dos jovens muito em particular. a net é dos espaços que podem ser mais úteis para a difusão do evangelho, não só pelas redes sociais criadas, mas devido à enorme aderência das pessoas e possibilidades de contacto em tempo real. Saber aproveitar estes meios é uma obrigação de todos nós.