Bento XVI apela à «união» dos cristãos, «católicos e ortodoxos», no combate aos efeitos de «uma secularização capaz de empobrecer o ser humano na sua dimensão mais profunda»
Bento XVI apela à «união» dos cristãos, «católicos e ortodoxos», no combate aos efeitos de «uma secularização capaz de empobrecer o ser humano na sua dimensão mais profunda»Os cristãos «não podem passar a imagem de homens divididos e separados por litígios que nada edificam defende o Papa citando as palavras do Papa Paulo VI. O Pontífice enviou esta mensagem ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, por ocasião do encerramento do 12º Simpósio Inter-cristão, que decorreu em Salónica, na Grécia.

Bento XVI pediu aos participantes do congresso para que, «animados pelo mesmo zelo apostólico que São Paulo, possam levar Cristo de forma «renovada ao mundo contemporâneo. Os trabalhos decorreram na cidade onde o apóstolo Paulo proclamou, pela primeira vez o Evangelho. O 12º Simpósio ecuménico foi promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Universidade Pontifícia antonianum e pelo Departamento de Teologia Ortodoxa da Universidade de aristóteles, em Salónica.

O Santo Padre manifestou-se ciente que no actual contexto social, económico e cultural, «proclamar o ministério salvífico da morte e ressurreição de Cristo implica a participação de «pessoas amadurecidas na fé, capazes de se encontrarem para além das tensões, graças à procura comum, sincera e desinteressada da verdade. E assinalou que «o conhecimento recíproco de tradições e a amizade sincera podem «favorecer a causa da unidade dos cristãos.