Estados do Kordofan do Sul e Nilo azul têm sido palco de confrontos. Pedido acesso das agências humanitárias às áreas afectadas
Estados do Kordofan do Sul e Nilo azul têm sido palco de confrontos. Pedido acesso das agências humanitárias às áreas afectadasO secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu esta sexta-feira o fim imediato dos combates no Sudão, nomeadamente nos estados do Kordofan do Sul e Nilo azul, e solicitou o acesso das agências humanitárias às áreas afectadas.

Num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon disse que está profundamente preocupado com a deterioração da situação de segurança no Kordofan do Sul, que tem sido palco de combates entre forças do governo e membros do Exército de Libertação do Povo do Sudão (SPLa, o exército independentista do Sudão do Sul, mais recente país do mundo), bem como com a erupção de confrontos no estado do Nilo azul.

“O secretário-geral [da ONU] exorta as partes a cessarem imediatamente todas as hostilidades e a permitirem o acesso às agências humanitárias a todas as áreas afectadas para prestar assistência vital à população civil”, lê-se no comunicado.