Fraternidade Missionária Verbum Dei está a comemorar 20 anos de presença na Madeira. actividades comemorativas iniciaram-se em Março e decorrem ainda nos próximos meses
Fraternidade Missionária Verbum Dei está a comemorar 20 anos de presença na Madeira. actividades comemorativas iniciaram-se em Março e decorrem ainda nos próximos mesesChegaram à duas dezenas de anos à ilha denominada de «pérola do atlântico. O início do seu apostolado fez-se a partir da paróquia do Imaculado Coração de Maria, com o pároco de então, cónego João da Conceição Gouveia e de um grupo de jovens universitários.

Conhecidas como «irmãs Verbum Dei, no Funchal, as religiosas colaboram na Pastoral universitária, na formação bíblica, na catequese de adultos, preparação para o Crisma, actividades estas que desenvolvem em estreita colaboração com a diocese madeirense.

a Verbum Dei foi fundada em 17 de Janeiro de 1963 por Jaime Bonet, sacerdote. No entanto, é necessário retroceder a 1940 para entender a sua origem. Foi nesse ano que o jovem Jaime, com 14 anos, descobre a existência de Deus e se sentiu chamado a anunciar o Seu amor a todas as pessoas, especialmente aos mais necessitados.

Em 1963, em Mallorca, Espanha, a Fraternidade inicia-se com um núcleo de jovens mulheres, orientado pelo padre Jaime Bonet que actuava em convívios de jovens a nível diocesano. É deste núcleo que mais tarde é constituído o ramo das missionárias.

Em 1977 dá-se a grande expansão do Verbum Dei por todo o mundo. actualmente está presente nos cinco continentes. Em 1991 vieram também para a Madeira (estando já presente a comunidade, em Lisboa desde 1977, Coimbra desde 1985 e Porto, em 1995).