Em Santo antão da Barca ainda houve quem acreditasse que barragem do Baixo Sabor não fosse construí­da, mas o local da ermida vai mesmo ficar submerso
Em Santo antão da Barca ainda houve quem acreditasse que barragem do Baixo Sabor não fosse construí­da, mas o local da ermida vai mesmo ficar submersoO pequeno santuário de Santo antão da Barca, situado na freguesia de Parada, concelho de alfândega da Fé é um local de devoção e romaria, cuja origem se perde no tempo e na memória. Tem o rio Sabor como vizinho e foi erguido no Poço da Barca, há mais de dois séculos, a mando dos Távoras. a capela, segundo se crê, substituiu um outro templo mais antigo, também dedicado a Santo antão.

Em Setembro atrai milhares de peregrinos da região. Este primeiro sábado do mês festeja-se, provavelmente, a última festa do Divino Senhor da Barca na Ermida de Santo antão. agora o local vai ficar submerso com a construção da barragem do Baixo Sabor e o santuário vai mudar de local, para um mais elevado e mais próximo da aldeia de Parada, o alto do Rebentão. O novo espaço terá valências para o culto e lazer e fará parte de um projecto voltado para o turismo que terá infraestruturas para dormidas, refeições e outros equipamentos de apoio, além de um museu. «Perdem-se umas coisas, mas ganham-se outras, considera a presidente da Câmara de alfândega da Fé, Berta Nunes.

Sérgio Ribeiro, 74 anos, viveu no vale durante 29, enquanto o avô, ermitão, foi vivo. «Os lavradores iam para lá trabalhar nas quintas. No Verão iam para lá conviver. É um local que marcou muito as pessoas daqui da aldeia de Parada, afirma. Da festa Manuel Garcia, 76 anos, guarda boas memórias: «Íamos para lá antes da festa, conviver, e só voltávamos no fim, à noite, cheios de sono, a comer os figos das figueiras da ladeira, lembrou. Nos tempos que vinham mais secos, atravessava-se de um lado ao outro. Por causa da seca e da falta de água, a barragem está já a ser construída. a fé, essa, parece manter-se intacta, mudando apenas de local de devoção.