Número de vocações ao sacerdócio está a aumentar, mas a inflação crescente e os graves problemas económicos que atinge o Uganda ameaçam seriamente o funcionamento dos seminários
Número de vocações ao sacerdócio está a aumentar, mas a inflação crescente e os graves problemas económicos que atinge o Uganda ameaçam seriamente o funcionamento dos semináriosO reitor do seminário maior da diocese de alokolum, Cosmas alule, explicou que, durante o último ano, o aumento do preço dos combustíveis provocou a subida dos preços dos produtos alimentares. Desde agosto de 2010, a inflação passou de 1,7 para 19 por cento. Para justificar um pedido de ajuda, o reitor do seminário explica à agência Fides, que é muito difícil suportar os custos da alimentação dos seminaristas com tais aumentos. Para reduzir os custos, produz-se arroz, feijão, milho e verduras. as causas da crise, segundo o reitor do seminário, não se explicam unicamente com a seca. São também devidas à dispendiosa campanha eleitoral, que teve lugar no passado mês de Fevereiro. O governo gastou muito dinheiro de uma maneira irresponsável por motivos políticos, em vez de pensar no bem-estar dos ugandeses.

O seminário de alokolum situa-se numa zona que sofreu 30 anos de guerra civil entre o governo e o Exército de Resistência do Senhor. O edifício do seminário é demasiado pequeno e os trabalhos de ampliação tiveram de ser interrompidos devido ao aumento vertiginoso dos preços dos materiais de construção. apesar disso, para o novo ano académico estão matriculados 209 seminaristas, mais 26 do que no ano anterior. Esta pesada situação económica está a pesar também sobre os restantes seminários ugandeses. Nos cinco seminários do Uganda, um país de 33 milhões de habitantes, com 45 por cento de católicos, mais de mil jovens prepararam-se para o sacerdócio no ano passado.