Um em cada dez licenciados portugueses está a deixar o país e a emigrar para as ex-colónias, à procura de um futuro melhor
Um em cada dez licenciados portugueses está a deixar o país e a emigrar para as ex-colónias, à procura de um futuro melhor«Esta é a maior onda de emigração desde os anos 60, garantiu Filipa Pinho, do Observatório da Emigração. São centenas de jovens licenciados que estão a partir para o Brasil e angola, sobretudo, bem como Moçambique. a situação já atraiu a atenção dos media estrangeiros e a BBC fez uma reportagem sobre esta «geração E. O canal de televisão inglês chama-lhe «fuga de cérebros.

Natália Santos, professora de 29 anos, do Porto, prepara-se para emigrar. Candidatou-se a 362 escolas nos últimos seis anos. Nunca trabalhou mais nove meses seguidos e o seu salário rondou sempre os 500 euros. «Sinto-me muito frustrada muitas vezes, e desiludida. agora não baixa os braços e vai emigrar.

Na página da BBC é contado mais um caso, este de sucesso. Trata-se de antónio Bagal, empresário de 32 anos, de Lisboa. Emigrou para angola e agora já dá emprego a mais jovens portugueses. « a maioria tem licenciaturas, mestrados, até doutoramentos. E a novidade é que muitos deles já nem querem voltar, afirmou.

«Um engenheiro civil, em Portugal, ganha cerca de 900 euros em início de carreira, diz. Na ex-colónia portuguesa este valor pode quadriplicar. O empresário chama a atenção para o facto do Brasil necessitar de engenheiros e arquitectos devido à necessidade de infra-estruturas para o Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.