Jovens moradores do bairro 6 de Maio, na Damaia, apresentam a sua visão do local onde vivem num documentário

Jovens moradores do bairro 6 de Maio, na Damaia, apresentam a sua visão do local onde vivem num documentário

Conhecido muitas vezes pela violência e pelos distúrbios, este bairro entre Lisboa e a amadora é para a dezena de realizadores a «alegria de África. O filme, fruto de um curso, mostra os sonhos e receios de quem lá vive, e aborda os problemas sociais. O realizador Jared Katsiane criticou a comunicação social por apresentar «apenas uma visão destes bairros, sem mostrar a «comunidade fantástica, cheia de pessoas muito cooperativas e que trabalham bem umas com as outras.

O realizador e formador norte-americano, Jared Katsiane, pretendia ensinar os jovens a verem o seu bairro através da linguagem do cinema, noticia a Lusa. Já no terreno, foram os jovens que assumiram o seu papel de realizadores e escolheram quem entrevistar, que locais foram filmados, bem como os textos, de autores portugueses e africanos de língua portuguesa, que iriam acompanhar as imagens.

«O meu objectivo não é transformá-los em realizadores, mas ajudá-los a usar o vídeo como uma ferramenta para se expressarem de uma forma positiva, para falarem das suas vidas, do que é importante para eles, dos seus sonhos, dos seus receios e também para desenvolverem capacidades de liderança ao trabalhar com os outros, explicou o realizador. O documentário, com parceria entre a embaixada dos Estados Unidos da américa em Lisboa e a associação Máquina do Mundo, será apresentado na sexta-feira, 2 de Setembro, na escola Intercultural da amadora.