Na festa do «Eid», o fim do Ramadão, jovens cristãos da Papua empenharam-se, como sentinelas, a garantir a segurança das comunidades muçulmanas que celebram publicamente o fim do Ramadão
Na festa do «Eid», o fim do Ramadão, jovens cristãos da Papua empenharam-se, como sentinelas, a garantir a segurança das comunidades muçulmanas que celebram publicamente o fim do Ramadão O facto teve lugar na Papua, também chamada Irian Jaya, uma província da Indonésia, onde os cristãos são mais de 65 por cento da população, de maioria protestante. Na linha do diálogo e da amizade inter-religiosa, este gesto recorda os serviços de vigilância organizados por grupos muçulmanos moderados, depois dos ataques e atentados às igrejas da Indonésia, que tiveram lugar no passado, refere a agência Fides.

Os líderes das diferentes Igrejas cristãs da Papua pediram aos jovens que manifestassem respeito e amizade para com os fiéis muçulmanos, que faziam a sua vigília de oração e de jejum na festa do Eid, no encerramento do mês sagrado do Ramadão. O apelo tornou-se necessário devido aos episódios de violência e criminalidade, assim como ao clima de tensão que, ultimamente, tem perturbado o ambiente na sociedade da Papua.

Os líderes cristãos de Jayapura, capital da província, afirmaram publicamente que desejam colaborar com as autoridades e com os líderes muçulmanos para terem uma cidade segura e tranquila. ao mesmo tempo, deploram todo e qualquer acto violento que possa ser realizado por elementos cristãos ou muçulmanos e que ameace a harmonia social.
Fontes católicas da Indonésia disseram que momentos de partilha, festa e amizade inter-religiosa também foram organizados na arquidiocese de Semarang e de Jacarta. Em Bekasi, nos arredores de Jacarta, um bairro conhecido pela presença de grupos fundamentalistas islâmicos e por episódios de violência, os católicos da igreja de São Bartolomeu rezaram pelos crentes muçulmanos que celebravam o Eid, fazendo votos que este possa trazer benefícios espirituais aos irmãos da religião islâmica e às relações entre crentes de credos diversos.