a diocese católica de Isiolo, na província oriental do Quénia, está a dotar a região de uma nova estrutura hospitalar para a assistência a mulheres.com o novo hospital, os responsáveis pretendem combater o í­ndice de mortalidade materna na região
a diocese católica de Isiolo, na província oriental do Quénia, está a dotar a região de uma nova estrutura hospitalar para a assistência a mulheres.com o novo hospital, os responsáveis pretendem combater o í­ndice de mortalidade materna na regiãoÉ o segundo hospital da missão na região. Depois do Wamba Mission Hospital, a cerca de 50 quilómetros da cidade, a diocese já iniciou em Junho a primeira fase do projecto.com os trabalhos bastante adiantados, esta fase compreende duas secções principais com 30 camas, duas salas de maternidade, duas salas pós intervenção cesariana e uma farmácia. Situado entre as dioceses de Meru e Isiolo, o hospital será o ponto de referência para as mulheres grávidas de uma vasta área, muitas vezes vítimas de complicações sanitárias.complicações essas que resultam de práticas tradicionais mal sucedidas, matrimónios precoses e outras.

Para agravar a situação, junta-se ainda o estilo de vida nómada que obriga muitas mulheres a deslocações contínuas, que põem em risco a vida do próprio feto. Segundo os coordenadores do programa da diocese, muitas mulheres morrem devido à falta de assistência pré-natal. Quando a nova estrutura hospitalar entrar em funcionamento – o que se espera que aconteça rapidamente – a vida de muitas mães e de muitas crianças poderá ser salva, numa região desértica e muito carenciada.