Depois de vários anos de luta, o governo decidiu devolver-lhes as suas terras. acção da comissão Interamericana dos Direitos do Homem foi fundamental
Depois de vários anos de luta, o governo decidiu devolver-lhes as suas terras. acção da comissão Interamericana dos Direitos do Homem foi fundamentalCerca de nove mil hectares de terras foram devolvidos à comunidade indígena Enxet do Paraguai, ao fim de dez anos de luta pela recuperação do seu território. Expulsos, os índios sobreviveram num pequeno terreno de três hectares e suportaram actos de violência da parte dos proprietários locais. O grupo fez queixa à Comissão Interamericana dos Direitos do Homem, em 2004. a acção deste órgão contribuiu para que o governo decidisse devolver-lhes as suas terras, revela a agência survival.

Trata-se de uma vitória dos indígenas depois de vários anos de luta. Muitos índios do Paraguai lutam há décadas para recuperar as suas terras. Os índios isolados, ayoreo, que vivem no norte do país, já foram várias vezes expulsos das suas terras por empresas estrangeiras. O grupo indígena corre o risco de desaparecer devido à destruição da floresta para actividades de criação de gado.