«Estamos tristes e profundamente preocupados pelo atentado contra a sede das Nações Unidas», confessou o arcebispo de abuja, Olorunfemi Onaiyekan. O prelado exprime solidariedade com as vítimas do atentado terrorista
«Estamos tristes e profundamente preocupados pelo atentado contra a sede das Nações Unidas», confessou o arcebispo de abuja, Olorunfemi Onaiyekan. O prelado exprime solidariedade com as vítimas do atentado terroristaÉ um acontecimento muito triste que provoca profunda preocupação, afirma o arcebispo de abuja, capital federal da Nigéria, onde a 26 de agosto, um grave atentado destruiu a sede local das Nações Unidas (ONU). Um suicida conseguiu penetrar no complexo, situado no bairro das embaixadas, e fez-se explodir à entrada do edifício da ONU. a explosão provocou 18 mortos e numerosos feridos. O atentado foi atribuído à seita Boko Haram. Não sabemos onde estas pessoas querem chegar e interrogo-me que forças possam estar por trás destes factos, declarou o arcebispo. Esperamos uma resposta adequada do governo para acabar com estas violências.

Bento XVI exprimiu a sua consternação pela violência terrorista e o seu profundo pesar pelas vítimas com dois telegramas, dirigidos respectivamente ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e ao presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, refere a agência Fides. Nas mensagens assinadas pelo secretário de estado, cardeal Tarcísio Bertone, o Papa exprime a sua dor pela terrível perda de vidas seja de cidadãos como de funcionários das Nações Unidas. O Pontífice renova o apelo a quantos escolheram a violência e a morte para abraçarem, ao invés, a vida e o diálogo.

a seita Boko Haram é originária do norte da Nigéria, onde já executou diversos atentados contra as forças da polícia e lugares de culto, quer entre muçulmanos quer entre cristãos. Entre outros objectivos está a catedral de Maiduguri, capital da província de Borno, no nordeste, gravemente destruída em Junho. Uma autobomba explodiu em meados de Junho, na sede da polícia de abuja, provocando dois mortos. Neste caso o atentado foi atribuído à seita Boko Haram e consta que se terá aliado a elementos jadistas estrangeiros.