Chefe da Liga írabe, Nabi el arabi, garante que «o recurso à força» para reprimir as revoltas no mundo árabe é «inútil», em clara alusão à situação que se está a viver na Síria
Chefe da Liga írabe, Nabi el arabi, garante que «o recurso à força» para reprimir as revoltas no mundo árabe é «inútil», em clara alusão à situação que se está a viver na Síria a experiência demonstra que a opção à segurança e ao recurso à força são inúteis frente às revoluções e às revoltas que exigem mudanças radicais, afirmou Nabi el arabi numa reunião ministerial extraordinária da Liga Árabe. O chefe deste organismo qualificou como legítimas tais situações. Devemos reagir de forma positiva às demandas da juventude árabe, explicou o dirigente, considerando que a execução rápida dos projectos de reforma é o meio mais eficaz para evitar intervenções externas, segundo refere a agência Lusa. Os ministros das Relações Exteriores dos 22 membros da Liga Árabe realizam uma reunião extraordinária para discutir a situação na Síria e na Líbia.

O presidente do conselho executivo (governo) do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião líbia, Mahmoud Jibril, lidera a delegação líbia mobilizada no Cairo. a bandeira verde do regime de Muammar Kadafi foi substituída na sala de reuniões pela bandeira da independência. Segundo informaram alguns diplomatas presentes na reunião, os ministros concordaram neste sábado em enviar no domingo uma delegação ministerial à Síria, formada pelo próprio Nabi El arabi e outros seis chanceleres, para transmitir ao presidente Bashar al assad uma mensagem sobre a necessidade de deter as operações militares contra os civis.