Franciscanos Capuchinhos estão a desenvolver um projecto que vai permitir aceder gratuitamente ao texto da Bíblia, em qualquer lugar, através de telemóvel, computador ou tablet. Frei Hermano Filipe é o responsável pelo projecto «Bíblia Comigo»
Franciscanos Capuchinhos estão a desenvolver um projecto que vai permitir aceder gratuitamente ao texto da Bíblia, em qualquer lugar, através de telemóvel, computador ou tablet. Frei Hermano Filipe é o responsável pelo projecto «Bíblia Comigo»Hermano Filipe garantiu que, para já, a iniciativa tem superado as expetativas, dando o exemplo de um jovem de Barcelos, com cerca de 18 anos, que participou nas Jornadas Mundiais da Juventude. Logo que chegou a Portugal, telefonou-me a agradecer pela «Bíblia Comigo. Tendo-se esquecido de levar o livro da Bíblia, lembrou-se que a tinha no telemóvel e, portanto, fizeram a oração de grupo a partir do telemóvel, explicou o jovem, segundo refere a agência Lusa.

Sem que existam dados concretos sobre o número de pessoas que já aderiram ao «Bíblia Comigo, Hermano Filipe acredita que será extremamente útil para todos, mas essencialmente para seminaristas e para uso na catequese, por catequistas e catequizandos. O «Bíblia Comigo é quase um prolongamento do trabalho que nós, os Franciscanos Capuchinhos, temos feito e desenvolvido em Portugal, já desde a época de 1950, antes do concilio do Vaticano II, sublinhou o religioso capuchinho. Na altura os Franciscanos Capuchinhos foram responsáveis pela publicação de edições do Novo Testamento e de outros estudos bíblicos em edições económicas e em português, o que era uma novidade na altura porque era tudo em latim. E explica: É assim de uma forma mais ou menos natural que surge o «Bíblia Comigo.

No site «Bíblia Comigo podem ser encontrados para «download gratuito todos os programas disponíveis para telemóvel (nos sistemas Java – que funciona em 80 por cento dos aparelhos disponíveis no mercado -, Iphone, Ipod e android) e para computador (nos sistemas Windows, Linux e Mac). No caso dos programas disponíveis para Iphone, Ipod e android ainda só está disponível o Novo Testamento. Entretanto, continuamos a desenvolver o mesmo módulo da Bíblia, mas vamos incluir imagens bíblicas, introduções e notas de rodapé, que ajudam as pessoas a entender alguns textos. Grande parte do projeto Bíblia Comigo’, que disponibiliza o texto sagrado numa edição da Difusora Bíblica, foi realizado em Timor-Leste, onde frei Hermano Filipe é missionário. Lá trabalho «offline e depois, uma vez por semana, vou à capital, a Díli, onde há internet, para fazer «update quer dos nossos websites quer deste tipo de projectos, concluiu.