Um mapa interactivo divulgado pela organização, Oxfam, mostra o impacto do aumento dos preços e da crise alimentar. Na Europa, aponta a Rússia onde as famílias gastam em média 40 a 70 por cento dos seus rendimentos na alimentação
Um mapa interactivo divulgado pela organização, Oxfam, mostra o impacto do aumento dos preços e da crise alimentar. Na Europa, aponta a Rússia onde as famílias gastam em média 40 a 70 por cento dos seus rendimentos na alimentaçãoOs preços alimentares atingiram níveis recordes em 2011, remetendo milhões de pessoas para a pobreza e gerando instabilidade, em vários países do mundo. as famílias mais carenciadas enfrentam grandes dificuldades para assegurar a sua alimentação devido à subida dos preços dos alimentos de base. No âmbito da sua nova campanha «Cultivemos, a organização Oxfam apresenta uma carta interactiva sobre o impacto do aumento dos preços e da crise alimentar mundial em todo o mundo. a África e a Ásia reúnem os países com maiores dificuldades. Na américa Latina, o mapa aponta três nações: o Haiti, a Guatemala e a Bolívia.

Na Europa, destaca a Rússia. Em 2010, o país verificou uma vaga de calor com temperaturas acima do normal, que deram origem a más colheitas nesse ano. Em grande parte das regiões da Rússia, e em particular nas zonas mais afectadas pela seca, o aumento dos preços foi de 20 a 30 por cento. Tendo em conta que as famílias russas gastam em média entre 40 a 70 por cento dos seus rendimentos na alimentação, qualquer aumento nos alimentos de base pode ter consequências desastrosas, adverte a Oxfam.