a vítima, segundo a Comissão Pastoral da terra, é o agricultor Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí­. Trata-se do quarto homicídio desde o mês de Maio
a vítima, segundo a Comissão Pastoral da terra, é o agricultor Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí­. Trata-se do quarto homicídio desde o mês de MaioO crime ocorreu em Marabá, no sudeste do estado. O líder comunitário foi morto a tiros, a 25 de agosto, quando andava de bicicleta nos arredores da sua casa, denuncia a comissão. Piauí estava ligado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá. O líder comunitário coordenava um grupo de famílias que ocupavam uma herdade em Jacundá, perto de Marabá. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, o proprietário já tinha contratado homens armados para impedir a ocupação do território.

até o final da tarde do dia 25, a polícia não tinha qualquer informação sobre o autor do crime. Sucede ao assassínio dos extractivistas, José Cláudio e Maria do Espírito Santo. Trata-se do quarto trabalhador assassinado, somente no Pará, desde o mês de Maio. Há fortes indícios de que os crimes tenham sido cometidos devido a questões relacionadas com a luta pela terra. Nenhum suspeito foi detido até ao momento.