Em períodos de instabilidade social, existem fortes riscos de destruição do património cultural. é necessário manter a vigilância, em particular em relação aos objectos provenientes da Líbia, adverte Irina Bokova.
Em períodos de instabilidade social, existem fortes riscos de destruição do património cultural. é necessário manter a vigilância, em particular em relação aos objectos provenientes da Líbia, adverte Irina Bokova. a directora-geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Irina Bokova, apelou ontem à protecção dos bens culturais da Líbia durante o «período de transição. a herança da nação é fundamental para preservar a «identidade e auto-estima do povo e para construir um futuro melhor, lembrou, pedindo a ajuda do povo, dos países vizinhos, mas também dos actores do comércio internacional da arte e de antiguidades. Irina Bokova lembrou que o roubo e tráfico ilícito constituem uma violação da Convenção da UNESCO de 1970.

Há vários meses que as forças fiéis ao líder líbio, Muammar Kadafi, e os rebeldes estão em conflito. Segundo a responsável, existem fortes riscos de destruição do património cultural, em períodos de instabilidade social. É necessário manter a vigilância, adverte. O mercado, dedicado ao comércio de antiguidades internacionais, deve estar particularmente atento aos objectos que provenham da Líbia, recomendou Irina Bokova. a UNESCO propôs ajudar o Estado na avaliação dos estragos provocados em alguns dos sítios do Património Mundial, localizados na Líbia, como a Cidade Velha de Ghadamés.