Três em cada quatro sem-abrigo em Portugal são homens e têm entre 40 e 59 anos. Nove em cada 10 estão desempregados. as estatí­sticas referem-se a dados de 2010 e são da assistência Médica Internacional
Três em cada quatro sem-abrigo em Portugal são homens e têm entre 40 e 59 anos. Nove em cada 10 estão desempregados. as estatí­sticas referem-se a dados de 2010 e são da assistência Médica InternacionalO organização internacional aMI apoiou 12. 383 pessoas em situação de pobreza nas suas estruturas sociais, no ano passado, segundo refere a agência Lusa. as estatísticas indicam que cerca de sete por cento dos sem-abrigo são analfabetos, um terço só tem habilitações literárias até ao primeiro ciclo (quarta classe) e metade não vai além do terceiro ciclo (até ao nono ano). Quase três quartos não têm formação profissional e 90 por cento não exerce qualquer actividade profissional.
Quanto à sua proveniência, mais de 70 por cento tem nacionalidade portuguesa, seguindo-se os naturais dos Países africanos de Língua Portuguesa (PaLOP), e os dos países do Leste europeu. Segundo a aMI, entre os principais motivos para a situação de pobreza estão o desemprego, os problemas familiares e doenças físicas. Embora o número dos sem-abrigo tradicionais atendidos pela organização tenha diminuído no ano passado, a quantidade de mulheres nesta situação aumentou. Entre as mais de 700 pessoas sem-abrigo que pediram assistência, 29 por cento eram mulheres, o que representa mais quatro por cento do que em relação ao ano passado.
De acordo com a Federação Europeia de Organizações Nacionais que Trabalham com Sem-abrigo (FEaNTSa), esta população divide-se, em quatro grandes grupos: os sem-tecto vivem na rua; os sem casa vivem em habitações temporárias; os que têm uma habitação precária e foram despejados; e os que têm habitação inadequada e estão em construções abarracadas.