Ban Ki-moon sublinha a necessidade de apressar os esforços para o combate da pobreza e realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O prazo para atingir as metas – 2015 – aproxima-se
Ban Ki-moon sublinha a necessidade de apressar os esforços para o combate da pobreza e realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. O prazo para atingir as metas – 2015 – aproxima-se«O tempo voa. É o momento de acelerar, lembrou Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, durante a abertura de uma exposição fotográfica internacional sobre os Objectivos do Milénio, na Coreia do Sul. as receitas revertem para acções de assistência de emergência. Ban Ki-moon regozijou-se pelo facto de as imagens serem apresentadas em vários pontos do mundo. «Onde quer que elas (as fotos) vão, as pessoas vão ver por que os ODM são tão importantes para pôr termo à pobreza, à fome e às doenças, bem como para alargar as possibilidades de igualdade e esperança, afirmou, segundo a agência Panapress.

O responsável exortou a sociedade civil e as empresas privadas a colaborarem com os governos de forma a conseguirem alcançar as metas do desenvolvimento até 2015, ano limite. Em Setembro de 2000, líderes de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. assinaram a Declaração do Milénio, com o compromisso de atingir oito objectivos concretos. São eles: combater a pobreza e a fome, melhorar o ensino primário universal, promover a igualdade de género, diminuir a mortalidade infantil e lutar contra as doenças graves, melhorar a saúde materna, garantir a sustentabilidade ambiental e fortalecer uma parceria global para o desenvolvimento.