Nova tecnologia desenvolvida por agências onusinas combate mosca da fruta. as exportações de tomate, pimentão e mamão aumentaram consideravelmente: a venda de tomate quadruplicou, entre 2007 e 2010
Nova tecnologia desenvolvida por agências onusinas combate mosca da fruta. as exportações de tomate, pimentão e mamão aumentaram consideravelmente: a venda de tomate quadruplicou, entre 2007 e 2010 a agência Internacional de Energia atómica (aIEa) e a Organização para agricultura e alimentação elaboraram uma nova tecnologia para combater a mosca da fruta. O insecto é uma ameaça para a produção de frutos e vegetais, dos quais se alimenta. as exportações de tomate, pimentão e mamão aumentaram consideravelmente nos últimos quatro anos, indica a Rádio das Nações Unidas. a venda de tomate quadruplicou, entre 2007 e 2010; a exportação do pimentão triplicou e a exportação do mamão duplicou. actualmente, a Guatemala é o principal fornecedor desses produtos na américa Central, em particular para os Estados Unidos da américa.

De acordo com a mesma fonte, a nova tecnologia consiste na criação de uma mosca da fruta, tornada estéril através da radiação. Os insectos machos são libertados, em grandes quantidades, nos campos agrícolas, onde acasalam com as moscas.como não procriam, a espécie começa a desaparecer. Para surtir efeito, o processo tem de ser desenvolvido ao longo de uma década. as duas organizações responsáveis vão manter o projecto na Guatemala até 2012. a nova tecnologia ajudou a criar centenas de empregos nas zonas rurais.