Candidato do Movimento para a Democracia vence eleições com mais de 54 por cento dos votos. Futuro presidente afirmou que ficaria atento aos grandes desafios do país em particular à democracia
Candidato do Movimento para a Democracia vence eleições com mais de 54 por cento dos votos. Futuro presidente afirmou que ficaria atento aos grandes desafios do país em particular à democraciaJorge Carlos Fonseca será o quarto presidente da história de Cabo Verde. O candidato do Movimento pela Democracia, da oposição, venceu as eleições presidenciais com 54,45 por cento dos votos, frente ao candidato do Partido africano para a Independência de Cabo Verde. O vencedor deste escrutíneo é o antigo ministro dos negócios estrangeiros, natural da ilha de São Vicente. a abstenção ronda os 40 por cento.

No seu primeiro discurso, o novo líder saudou o povo de Cabo Verde e agradeceu o voto de confiança do eleitorado. De acordo com o jornal a Semana, garantiu que ficaria atento aos grandes desafios do país, em particular à democracia que «precisa de ser aprofundada e estendida. Garantiu: «Eu, como Presidente da República, darei o meu contributo para que a democracia seja cada vez mais moderna e mais avançada.

O primeiro ministro, José Maria das Neves, considera que a eleição de Jorge Carlos Fonseca foi «mais uma grande jornada de exercício pleno de poder e da liberdade de escolha democrática e, por este facto, tem a Nação cabo-verdiana justificadas razões para se regozijar.