Museu de arte Sacra e Etnologia recebe, pela primeira vez, colóquio da associação Portuguesa de Museologia, subordinado ao tema «políticas Museológicas: património religioso»
Museu de arte Sacra e Etnologia recebe, pela primeira vez, colóquio da associação Portuguesa de Museologia, subordinado ao tema «políticas Museológicas: património religioso»O objectivo é «abordar a temática do património religioso levada a efeito por várias instituições, com a apresentação de experiências e de projectos museológicos. Pretende-se também debater várias propostas para que os museus com colecções de património religioso se aproximem mais dos cidadãos.

Os trabalhos decorrerão a 24 e 25 de Outubro de 2011, no auditório do Centro Missionário allamano em Fátima. a iniciativa é da associação Portuguesa de Museologia (aPOM) em colaboração com o Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima (MaSE). Este colóquio anual ocorre integrado no ano Nacional dos Museus subordinado ao tema «Políticas Museológicas: património religioso e nos 20 anos deste museu missionário.

O colóquio pretende ainda «identificar a problemática geral das colecções do património religioso, conhecer as experiências museológicas inovadoras dos museus com colecções de património religioso e sua importância para o desenvolvimento das comunidades locais, bem como analisar o papel da arte sacra no desenvolvimento do turismo. Natália Correia Guedes é uma das oradoras dos trabalhos, bem como outros especialistas .

Para o director do MaSE, Gonçalo Cardoso é «importante que o museu dos missionários da Consolata receba um evento em que se enquadra a «temática religiosa e missionária e que «vai de encontro à função catequética de um museu da Igreja, segundo as directrizes do Vaticano. as inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 15 de Setembro na aPOM – associação Portuguesa de Museologia. Mais informações aqui.