«Chegamos ao momento culminante desta Jornada Mundial da Juventude»: a missa e o envio dos jovens que teve lugar em Cuatro Vientos. Bento XVI dirige-se aos jovens na homilia, para lhes dizer que «a Igreja não é uma simples instituição humana»
«Chegamos ao momento culminante desta Jornada Mundial da Juventude»: a missa e o envio dos jovens que teve lugar em Cuatro Vientos. Bento XVI dirige-se aos jovens na homilia, para lhes dizer que «a Igreja não é uma simples instituição humana»Mais de um milhão de jovens respondeu à homilia do Papa, no aeródromo de Cuatro Vientos, que está a celebrar o seu primeiro centenário.com um impressionante silêncio. Seguiram-se uns breves momentos de reflexão e oração. Fé e seguimento de Cristo estão intimamente ligados, lembrou Bento XVI aos jovens. Cristo dirige-se a vós com a mesma pergunta que fez aos discípulos: Vós quem dizeis que eu sou? Respondei-lhe com audácia e generosidade, como convém a um coração jovem, como o vosso.

Permiti que vos convide a reforçar esta fé que nos foi transmitida pelos apóstolos, a pôr Cristo, Filho de Deus, no centro da vossa vida. Num mundo individualista, Bento XVI avisou: Não se pode seguir sozinho. Quem cede à tentação de caminhar «por sua própria conta. Quem assim faz, corre o risco de nunca encontrar Cristo ou de acabar por seguir uma imagem falsa d’Ele.

Com ternura, Bento XVI dirigiu-se ao coração dos jovens: Peço-vos, caros amigos, de amar a Igreja que vos regenerou para a fé, que vos ajudou a conhecer melhor a Cristo, que vos permitiu descobrir a beleza do seu amor. E apontou-lhes o caminho da missão: Não é possível encontrar Cristo sem dá-Lo a conhecer aos outros. É importante o papel dos jovens: O mundo precisa do testemunho da vossa fé, tem necessidade de Deus, certamente. Os jovens em todo o mundo esperam este anúncio: Compete a vós a extraordinária missão de ser discípulos e missionários noutras terras e países onde existe uma multidão de jovens que aspiram a coisas maiores.