Desde a manhã de 20 de agosto, metro e autocarros despejam jovens aos milhares nas estações mais próximas de Cuatro Vientos. Nem o cansaço, nem os 39 graus à sombra, previstos para esta tarde, afastam os jovens da Vigília de oração presidida pelo Papa
Desde a manhã de 20 de agosto, metro e autocarros despejam jovens aos milhares nas estações mais próximas de Cuatro Vientos. Nem o cansaço, nem os 39 graus à sombra, previstos para esta tarde, afastam os jovens da Vigília de oração presidida pelo PapaÉ deveras impressionante o movimento que se regista no metro de Madrid! Milhares e milhares de jovens convergem para o aeródromo militar de Cuatro Vientos, a oito quilómetro do centro da capital espanhola. Muitos deles já carregam as suas mochilas, pois já não voltarão às residências que os hospedaram. Pernoitarão no espaço do aeródromo. Entretanto a deslocação demasiado antecipada para o espaço do aeródromo está a causar problemas. Sendo um espaço sem vegetação e registando-se uma elevada temperatura, que se faz sentir em toda a Espanha, 106 jovens já tiveram de ser socorridos no hospital, assolados pelo calor. Outra dificuldade que os organizadores estão a enfrentar é a distribuição da alimentação. Para se ter uma ideia da dificuldade, basta pensar que tiveram de instalar mesas num quilómetro de comprimento.

Os grupos deveriam dirigir-se para o local só a meio da tarde. a vigília de oração terá início às 20,30 e consta de vários actos. Haverá um tempo de oração com a exposição do Santíssimo para a adoração dos jovens. a adoração é um acto de reconhecimento cheio de admiração e agradecimento a Deus que santifica o homem. O Santíssimo Sacramento será exposto na famosa custódia de arfe, uma peça maravilhosa de 1524, que viajou de Toledo até à capital espanhola. a adoração será precedida pela apresentação de cinco perguntas por outros tantos jovens ao Papa. São perguntas sobre a fé em Cristo num mundo plurirreligioso, sobre a relação da fé cristã e o sofrimento dos pobres, o sentido da dor, sobre as exigências do matrimónio cristão e as exigências da sua moral, sobre os ideais cristãos e os valores da sociedade contemporânea e, por último, sobre o ser cristão e as renúncias que a fé exige. O Papa responderá aos jovens após a leitura do evangelho de João sobre a videira e os ramos.

No final haverá a bênção com o Santíssimo Sacramento, após o que o Papa se retira para descansar. Os peregrinos deverão estar munidos dos seus sacos de dormir para poderem passar a noite ao relento, o que não deixará de ser agradável, dada a elevada temperatura que se faz sentir no local. Depois de dormirem e descansarem umas horas, começarão a preparar-se para as cerimónias da manhã e missa de encerramento no mesmo local, em Cuatro Vientos. É o aeroporto mais antigo de Espanha, inicialmente usado apenas como base militar. actualmente é utilizado pela Força aérea para a instrução de pilotos e pelos helicópteros de vigilância do Tráfego e Polícia Nacional.