a belí­ssima catedral de almudena, em frente do palácio real, foi o palco do encontro dos seminaristas com o Papa. Durante a homilia Bento XVI apontou um caminho claro para a missão do sacerdote no mundo actual
a belí­ssima catedral de almudena, em frente do palácio real, foi o palco do encontro dos seminaristas com o Papa. Durante a homilia Bento XVI apontou um caminho claro para a missão do sacerdote no mundo actualCristo continua a chamar jovens discípulos para os tornar seus apóstolos, mantendo deste modo viva a missão da Igreja e a oferta do Evangelho ao mundo, disse Bento XVI, ao olhar para a catedral cheia de jovens seminaristas. Estais no caminho de uma meta santa: Ser continuadores da missão que Cristo recebeu do Pai. Bento XVI convidou os jovens seminaristas a colocar os olhos n’Ele que pela sua encarnação é o revelador supremo de Deus ao mundo.

O Papa traçou em poucas linhas o método para formar os futuros sacerdotes. Devem ser anos de silêncio interior, de permanente oração, de estudo constante e de inserção gradual nas acções e estruturas pastorais da Igreja. Os sacerdotes devem ser santos para não criarem uma contradição entre o sinal que somos e a realidade que queremos significar.

Bento XVI apontou duas atitudes que devem estar presentes no coração dos seminaristas: Vivei os anos da vossa formação com profunda alegria em atitude de docilidade, de lucidez e de radical fidelidade evangélica. a segunda atitude tem a ver com uma amorosa relação com o tempo e as pessoas no meio das quais viveis. O Papa lembrou: Ninguém escolhe o contexto nem os destinatários da sua missão. E explica porquê. Cada época tem os seus problemas, mas Deus em cada tempo dá a graça oportuna para os assumir e superá-los com amor e realismo.

Bento XVI apresentou dois augúrios aos jovens seminaristas. Que Cristo lhes conceda de O imitar na sua caridade suprema para com todos, sem rejeitar os aleijados e os pecadores. O segundo voto está relacionado com a proximidade dos sacerdotes com os enfermos e os pobres com simplicidade e generosidade. Grandes linhas para a formação de padres enquadrados nas exigências dos teus actuais e segundo o Coração de Jesus.