Um movimento impressionante de milhares e milhares de jovens converge para a Praça Cólon, onde inicia a via-sacra, esta noite, às 21,30, presidida por Bento XVI. Vão acompanhá-lo 14 peregrinos, que significam os sofrimentos dos jovens do mundo de hoje
Um movimento impressionante de milhares e milhares de jovens converge para a Praça Cólon, onde inicia a via-sacra, esta noite, às 21,30, presidida por Bento XVI. Vão acompanhá-lo 14 peregrinos, que significam os sofrimentos dos jovens do mundo de hojeEsta tarde, com o passar das horas, os jovens encaminhavam-se continuamente, cada vez mais numerosos, para os locais por onde se desenrola a via-sacra. São menos ruidosos, já algo desgastados pelo calor e pelo cansaço, mas em cujos olhos brilha o sorriso e a alegria. Muitos deles, desde a manhã, ocuparam lugares estratégicos para poderem ver o Papa bem de perto. Jovens voluntários, de quando em vez, vão borrifando os transeuntes com uma chuva miudinha para refrescar e tornar o ar mais respirável e húmido. Os passos da via-sacra são representados com belíssimas obras de arte trazidas de várias cidades de Espanha pelas suas respectivas irmandades.

No Parque do Retiro, uma enorme área verde ali ao lado da Porta de alcalá, milhares de jovens passam pelos stands da Feira Vocacional. Em cerca de 100 pequenos pavilhões os membros das mais diversas congregações e organismos eclesiais apresentam os seus carismas. São frequentados por jovens e menos jovens que se mostram interessados em conhecer as diferentes formas de vida consagrada que enriquecem a Igreja de Jesus Cristo. Centenas e centenas de milhar de panfletos são distribuídos para proporcionar uma informação mais resumida que podem levar com eles.

Mais ao fundo do parque, num espaço denominado «Festa do Perdão, estão instaladas algumas centenas de confessionários brancos, alinhados em duas longas filas. São numerosos os jovens que desejam reconciliar-se, aguardam a sua vez de irem ao encontro do sacerdote que, em nome de Cristo, cura as feridas do coração e purifica as consciências. Bento XVI estará no Parque do Retiro, sábado, 20 de agosto, para confessar alguns jovens, num gesto que pretende sublinhar a importância do sacramento da reconciliação.