Os cartões garantem mais protecção e o acesso a determinados serviços. Na Índia, cerca de 21 mil refugiados e requerentes de asilo, provenientes do afeganistão, Mianmar e da Somália, recebem assistência do aCNUR
Os cartões garantem mais protecção e o acesso a determinados serviços. Na Índia, cerca de 21 mil refugiados e requerentes de asilo, provenientes do afeganistão, Mianmar e da Somália, recebem assistência do aCNUR a iniciativa pioneira teve início em Julho de 2011. Já foram entregues 1,5 mil documentos de identificação para requerentes de asilo do afeganistão e Mianmar. 18 mil pessoas com mais de 12 anos deverão ser beneficiadas, até ao final do ano. a agência das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) espera que esta iniciativa ajude a combater as fraudes. Pretende-se criar um ambiente mais seguro para os refugiados e requerentes de asilo, indica a Rádio das Nações Unidas.

Os cartões dispõem de um chip inteligente, com informações codificadas, dados biográficos, morada e data de registo na agência. a emissão dos documentos teve início em Julho, na capital, Nova Delhi. Já foram entregues cerca de 1,5 mil. a maioria foram atribuídos a requerentes de asilo provenientes do afeganistão e Mianmar. Na Índia, contam-se cerca de 21 mil refugiados e requerentes de asilo, que recebem assistência do aCNUR.

Os cartões garantem mais protecção aos refugiados e o acesso a determinados serviços.com os cartões inteligentes, os refugiados correm menos riscos de serem detidos; estão mais protegidos de abusos por parte de funcionários de serviços públicos. Para muitos, trata-se do único documento comprovativo da identidade, necessário para abrir uma conta no banco ou arrendar uma casa.