Um Papa sorridente e feliz atravessou em papamóvel as ruas de Madrid, a caminho da Praça Cibeles. Numerosos e exultantes, os jovens saudaram Bento XVI e deram-lhe as boas-vindas, à sua chegada a Madrid, a 18 de agosto, para ficar até 21
Um Papa sorridente e feliz atravessou em papamóvel as ruas de Madrid, a caminho da Praça Cibeles. Numerosos e exultantes, os jovens saudaram Bento XVI e deram-lhe as boas-vindas, à sua chegada a Madrid, a 18 de agosto, para ficar até 21Passando entre duas alas espessas de multidão exultante, Bento XVI passa a histórica Porta de alcalá, depois de receber as chaves das mãos do alcaide da cidade. Já na Praça Cibeles, o Papa não tem mãos que cheguem para cumprimentar os jovens que o aguardam. Jovens de todos os rincones da terra, com alvoroço e entusiasmo transbordantes, vos recebem como aquele que vem em nome do Senhor, exclamou o cardeal de Madrid, Rouco Varela, provocando uma imensa ovação de palmas. Mais adiante acrescentou: Convosco, vem a Igreja jovem, acompanhada pelos seus bispos diocesanos, sacerdotes, consagrados e consagradas.

Queridos jovens, é uma alegria imensa encontrar-me aqui convosco, respondeu o Papa. Saudando os jovens em português, Bento XVI disse: Convido a subir até à fonte da vossa eterna juventude. E conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor. E acrescentou: Deixai que esta Palavra [de Cristo] penetre e crie raízes nos vossos corações e, sobre ela, edificai a vossa vida. Entre a multidão, notavam-se rostos serenos e recolhidos de jovens a escutar o Papa.

aproveitai estes dias para conhecer melhor a Cristo e certificar-vos que, enraizados n’Ele, o vosso entusiasmo e a vossa alegria, os vossos desejos de ir mais além, até Deus, tem sempre um futuro certo, disse Bento XVI. Mais adiante avisou: Fomos criados livres, à imagem de Deus, precisamente para sermos protagonistas da busca da verdade e do bem, responsáveis pelas nossas acções e não apenas meros executores cegos, mas colaboradores criativos na tarefa de cultivar e embelezar a obra da criação. antes de concluir, aconselhou os jovens: Sede prudentes e sábios. Edificai as vossas vidas sobre o cimento firma que é Cristo. Esta sabedoria e prudência guiarão os vossos passos, nada vos fará tremer e no vosso coração reinará a paz.