Um estudo francês estima que, em 2100, um em cada três habitantes do planeta habitará o continente africano. O crescimento da população mundial já está a abrandar devido à diminuição da taxa de fecundidade
Um estudo francês estima que, em 2100, um em cada três habitantes do planeta habitará o continente africano. O crescimento da população mundial já está a abrandar devido à diminuição da taxa de fecundidade a população mundial, que deve chegar aos sete mil milhões antes do fim de 2011, vai continuar a crescer até ao final do século e atingir os 10 mil milhões, avança o instituto francês de estudos demográfico, num estudo publicado hoje. O crescimento da população mundial já está a abrandar. O fenómeno explica-se devido à diminuição da taxa de fecundidade, situada nos 2,5 filhos por mulher, ou seja metade da média de 1950.

a África Subsariana, a península arábica, e as regiões entre o afeganistão e o norte da Índia serão as mais populosas do planeta. O estudo, citado pelo jornal Le Monde, calcula que, em 2100, um em cada três pessoas habitará o continente africano. Na África Subsariana, a população deverá atingir os 3,4 mil milhões. actualmente, a África conta com 1,05 mil milhões de pessoas. Os países em que se espera um maior crescimento populacional são os que mantêm elevadas taxas de fecundidade. Níger, Somália, República Democrática do Congo e Burkina-faso são países africanos com um elevado número de crianças por cada mulher: seis ou sete filhos.

O Instituto calcula que a Índia ultrapasse a China brevemente em termos populacionais. Em 2050, poderá atingir os 1,69 mil milhões de pessoas, mais do que está previsto para o país asiático (1,3 mil milhões) e para os Estados Unidos da américa (423 milhões). Para a União Europeia prevê-se um número total de 513 milhões de habitantes. a Nigéria é actualmente um dos países mais povoados e prevê-se que mantenha a tendência. a Etiópia, a RD Congo e a Tanzânia são outros países africanos que em 2050 deverão contar com as maiores populações. (Veja a revista impressa de Maio; página 18 a 21)