Cheia como um ovo, a igreja da Nossa Senhora de Fátima, na Calle alcalá, acolhe a primeira catequese em português. Odilo Scherer fala para mais de meio milhar de jovens. Muitos mais não conseguiram entrar no templo apinhado e sob uma elevada temperatura
Cheia como um ovo, a igreja da Nossa Senhora de Fátima, na Calle alcalá, acolhe a primeira catequese em português. Odilo Scherer fala para mais de meio milhar de jovens. Muitos mais não conseguiram entrar no templo apinhado e sob uma elevada temperatura a fé significa a atitude da firmeza. Pisar firme, chão que não vacila, explicou o cardeal arcebispo de São Paulo, Brasil. a ciência e a fé não se excluem. Cada uma tem o seu campo próprio. Não se pode jogar ténis e futebol, ao mesmo tempo, num campo de ténis. Odilo Scherer esclareceu os jovens, dizendo-lhes: Vocês podem tranquilamente fazer os cursos universitários e manter a vossa fé. Quando vocês estudam na Universidade fiquem serenos e tranquilos na vossa fé. Ela é um dom de Deus, mas é também um esforço da pessoa. Um dom que significa um acto pessoal. Um «eu creio, que empenha inteiramente a nossa pessoa e a nossa vida. Se não for alimentada e cultivada, a fé enfraquece, morre, desaparece.

Seguindo o esquema da mensagem de Bento XVI para a 26a Jornada Mundial da Juventude, o cardeal lembrou num tom calmo e coloquial: a fé amadurece na provação e no sofrimento, quando se permanece firme. Os frutos da fé manifestam-se na perseverança, mesmo através das provações. Em seguida citou as palavras de Santa Teresa de Ávila: Nada te turve, nada te desoriente. a perseverança na fé leva a aderir firmemente a Deus e, consequentemente, a tudo o que Deus manda, aquilo que Cristo nos ensinou.

Há hoje uma tendência para fazer descontos na fé. Quem tem fé em Deus, adere a Deus em tudo e não só numa parte, explicou o cardeal. É uma tentação da sociedade de consumo, da cultura consumista e também dessa cultura do utilitário, de buscar somente o que nos interessa. E rematou: É uma religião do consumo, onde quem está no centro já não é Deus. É o homem, a pessoa que se coloca no centro. Torna-se o sujeito e o objecto final da religião. O caminho de fé é um processo, muitas vezes de luta. Odilo Scherer alertou: Não se assustem se vocês encontram dificuldades na fé, para aderir inteiramente. O processo da fé é lento e longo. É preciso muito tempo até que a gente consegue aderir inteiramente.

Nós não estamos sozinhos na fé. Se nós crêssemos sozinhos, deveríamos ter medo. Odilo Scherer serviu-se de uma imagem para melhor se explicar: Estar sozinho, é como uma canoa furada. Estar sozinho numa canoa furada é trágico. Nós somos muitos e não estamos numa canoa furada. Cremos com muitos outros e cremos como a Igreja ensina: Junto com os outros e também com a fé dos outros. a fé abre o homem a Deus, concluiu o cardeal arcebispo. Crer em Deus é um acto humano razoável, não tem nada de loucura. É um acto razoável, não é um acto de loucura.com este acto, o homem abre-se a Deus”.