O testemunho dos jovens mostra que o entusiasmo e as expectativas são elevadas. Dificuldades de língua, calor, alojamento não fazem esmorecer os jovens, pelo contrário! Por vezes, basta um sorriso ou um olhar para se compreenderem
O testemunho dos jovens mostra que o entusiasmo e as expectativas são elevadas. Dificuldades de língua, calor, alojamento não fazem esmorecer os jovens, pelo contrário! Por vezes, basta um sorriso ou um olhar para se compreenderemUma alegria contagiante brota por todo o lado. Madrid transformou-se numa cidade jovem, onde as pessoas sorriem, dando a ideia de já se conhecerem umas às outras há muito tempo. Os jovens enchem as estações do metro, que circulam apinhados de gente. as ruas apresentam um contínuo vai-e-vem de t-shirts de todas as cores, marcadas com os símbolos da 26a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os jardins abrigam do calor estivo jovens que descansam sentados na relva. Na rua somos interpelados a todo o momento para dar informações sobre os mais variados locais. Madrid é uma cidade cheia de cor e luz.

É belo encontrar jovens de todo o mundo e condividir com eles a mesma experiência de fé, conta o jovem italiano Marco dalla Corna, 25 anos, de Bevera. É um repetente da JMJ: Já estive em Colónia, em 2005. Desta vez integrou-se no grupo dos Jovens da Consolata. Fizemos os três dias de Toledo que nos introduziram no clima da JMJ. agora temos uma preparação, que não tive ocasião de fazer quando fui a Colónia. O jovem italiano julga positiva a preparação para Madrid: Em Toledo o acolhimento foi bom e as jornadas intensas, mas belas. Condividimos juntos experiências de fé e de divertimento. a diversidade de língua e da cultura não constituíram um obstáculo. Sabendo inglês e um pouco de outras línguas não foi um problema. Por vezes nem sequer é necessário falar. Por exemplo, quando visitámos os idosos, bastava um sorriso, um olhar e logo nos compreendíamos. Falava-se, mas não era necessário entender tudo.

as suas expectativas para Madrid são elevadas. Espero que seja uma experiência de fé, um testemunhar que estamos aqui todos pelo mesmo motivo, para encontrar o Papa e partilhar esta experiência com os outros jovens. Marco dalla Corna em Colónia era ainda muito jovem. O impacto maior foi sobretudo conhecer a realidade maior da Igreja. Era uma das primeiras vezes que saía de Itália, para uma experiência mais prolongada. Colhi uma visão mais universal da Igreja, pois não existe só a Itália, mas uma Igreja jovem presente em todo o mundo.